Origem de terremotos: Terremotos, também chamados de abalos sísmicos, são tremores que ocorrem na superfície terrestre. Esse fenômeno natural pode ser causado por atividade vulcânica, falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas.
Os terremotos do Chile são causados pelo encontro das placas tectônicas Sul-Americana e Nazca, as quais convergem a uma taxa de aproximadamente 8 cm por ano.
O maior abalo sísmico registrado no Chile foi em 22 de maio de 1960, de 9,5 pontos na escala Richter. Cerca de 5.700 pessoas morreram e mais de 2 milhões ficaram feridas.
O território japonês está localizado no limite de quatro placas tectônicas: Eurasiana, Filipinas, Norte-Americana e do Pacífico. Por essa localização e de movimentos sísmicos, o Japão sofre terremotos e tsunamis. Em 11 de março e 2011, foi registrado o maior terremoto no Japão, com magnitude de 8,8.
Na Califórnia- EUA se localiza a Falha de San Andreas, é uma falha geológica tangencial que se prolonga por cerca de 1290 km. A falha de San Andreas marca um limite transformante, encontro de placas tectônicas que se transformam, ocorre entre a Placa do Pacífico e a Placa Norte-americana. Por causa dessa falha é que ocorre terremotos na Califórnia. Em 18 de abril de 1906, foi registrado o maior tremor na Califórnia, com cerca de 8,0 pontos na escala de Richter.
Terremoto no Chile
Fonte das imagens:http://impactoonlinerj.com.br/?p=11307