- AS CADEIAS DE MONTANHAS: As montanhas são formadas pela ação de placas tectônicas.As montanhas jovens, que tem origem na época do período terciário, apresentam as maiores altitudes, temos como exemplo as montanhas dos andes e do himalaia. Por estarem sujeitos a processos de erosão relativamente recentes, são constituídas de vales profundos e altos picos.
- AS MONTANHAS DO HIMALAIA: As montanhas do Himalaia são as maiores cadeias de montanha do mundo, tem origem pela colisão de duas placas tectônicas, a Eurásia e a indo-australiana. É o resultado da colisão entre elas de mais de 65 milhões de anos. Himalaia significa, morada das neves, trata-se de uma região seca, e sem terreno para plantar. São cerca de 110 picos, com mais de 7.300 metros de altura, culminado o monte Everest, com 8850 m.
Cordilheira do Himalaia vista a satélite- A CORDILHEIRA DOS ANDES: A cordilheira dos andes, como é chamada, se estende ao longo de sete países da América do Sul, entendendo-se por 7.500 km, tem uma largura média de 240 km, tem uma altitude média de 3.500 metros, o ponto mais alto da cordilheira, está localizado na Argentina, o ponto de Aconcágua, com 6.962 metros de altura, seu pico mais alto de altura. A cordilheira dos andes, tem origem como toda montanha: um choque no interior da terra, entre duas placas tectônicas, há milhões de anos, o pacífico se moveu ao encontro da placa sul-americana, e como é mais pesada, ela entrou por baixo fazendo a placa do pacífico subir e dando origem, assim, ao longo encadeamento que hoje formam a cordilheira dos andes.
Fonte das imagens: http://geddyheuer.blogspot.com.br/2010/05/himalaia.html
http://www.mercadoetico.com.br/arquivo/menos-gelo-nos-andes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário